Tico-tico sobre o telhado da Igreja de São Francisco de Assis (Mini Mundo - Gramado | RS) |
2 MIN, DE LEITURA
No final de novembro viajei com a família para conhecer o famoso Natal Luz em Gramado, cidade da Serra Gaúcha localizada a 115 km de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Já havia estado lá em lua-de-mel e no festival de cinema, mas não poderia imaginar que a cidade ficasse tão bonita com as ruas enfeitadas e com um clima de alegria contagiante por toda a parte.
O bioma local é a Mata Atlântica, com alguma presença de Mata de Araucária, por isso pude identificar um bom número de espécies que já conhecia da região sudeste, como sabiás, canários-da-terra, pardais e tico-ticos.
Ao menos na primavera, o Tico-tico (Zonitrichia capensis) parece ser o pássaro que mais se faz notar no centro de Gramado, cantando ao longo de todo o dia em praticamente todas as partes da região central. Ali seu canto se torna ainda mais melodioso pela diminuta poluição sonora nas ruas da cidade, onde não se vêem ônibus e os veículos costumam aguardar a travessia dos pedestres sem buzinar.
Foi no Mini Mundo que consegui o melhor registro da espécie que ilustra o post de hoje. Por essas coincidências da vida, o pássaro ficou bastante tempo pousado no telhado em miniatura da Igreja de São Francisco de Assis, justamente ele, considerado o santo protetor dos animais e o padroeiro da ecologia.
BOAS FESTAS!
Agradecemos sua visita e sua participação ao longo desse ano. Retornaremos com as matérias no ano que vem, desejando a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Por Cristiano Pedras
(publicado em 10/12/2018)
Nenhum comentário:
Postar um comentário