Bico-de-lacre (Estrilda astrild) - vista frontal |
2 MINUTOS DE LEITURA
Após um despretensioso passeio familiar à Ilha Fiscal no último domingo, um bando de Bicos-de-lacre com cerca de vinte indivíduos chamou minha atenção no Boulevard Olímpico, na altura do Espaço Cultural da Marinha.
A grama alta foi o grande palco do espetáculo. Como já comentei aqui certa vez, o aparo da grama costuma satisfazer a necessidade estética humana, mas tem o inconveniente de eliminar a fonte de alimento de muitas espécies que consomem as sementes de gramíneas, como é o caso do Bico-de-lacre.
Não era a hipótese em questão. Com a abundância de sementes ali, o bando voava livre e feliz de um lado a outro, pouco se importando com a presença dos frequentadores do local, que em sua maior parte ignorava a revoada.
Bico-de-lacre (Estrild astrild) - vista dorsal |
Em momentos como o de domingo último relembro a finalidade principal desse site: para além de satisfazer um prazer pessoal, contribuir paulatinamente para a conscientização ambiental das pessoas. Quem sabe assim, estimuladas pelos relatos, elas possam transmitir adiante as maravilhas naturais que tocam fundo nos corações e nas mentes dos entusiastas das aves.
Gostou desse pássaro? Confira o vídeo que fiz dele no Canal do Aves & Árvores no Youtube.
Por Cristiano Pedras
(publicado em 02/04/2019)
Observar a beleza deste pássaro já é encantador, mas ter conhecimento que ele fez parte de seu passeio de domingo, bailando com seus amigos em plena cidade movimentada, é emocionante! Parabéns filho pelo seu registro!
ResponderExcluirObrigado, mãe. De fato esse avistamento fechou o passeio com chave de ouro. Beijo grande.
ExcluirParabéns, Cristiano! Seu trabalho é muito importante para todos, e de todas as idades. Essa geração está precisando olhar para a natureza com carinho e respeito! Nossas aves são o maior exemplo de liberdade! Beleza! Paz! E nos conduz para o que temos de melhor em nossa alma... Continue nos presenteando com seu trabalho abençoado!
ResponderExcluirSaudade do nosso JB. Em breve conseguirei retornar aos nossos passeios e fotos.
Grande abraço.
Lucia
Oi Lúcia. Obrigado por suas palavras. Concordo plenamente com o que você disse. As aves simbolizam a liberdade e a leveza de nossa alma. O noticiário já traz tantas desgraças, mas felizmente há também notícias boas a compartilha. Um grande abraço!
ExcluirMaravilha !
ResponderExcluirObrigado, Plínio!
ExcluirCompartilhado !
ResponderExcluirMuito bom! Obrigado.
Excluir