3 MINUTOS DE LEITURA
Guitarrista e backing vocal da Black Bird Band, uma banda cover dos Beatles de muito sucesso, Aisse Gaertner é o entrevistado de hoje do Aves & Árvores. Confira a seguir!
Entrevista com Aisse Gaertner
Aves & Árvores: Aisse, você é guitarrista e backing vocal da Black Bird Band, uma banda cover dos Beatles de muito sucesso. O nome traz uma referência ao mundo das aves. Isso é apenas uma coincidência? Como foi seu primeiro contato com a observação de aves?
Aisse Gaertner: Entrei na banda em 2005 e ela já estava consolidada e na estrada desde 1997. Na verdade, foi uma coincidência eu vir a fotografar aves quando comprei a minha primeira câmera em 2009. E o nome da banda se refere à música dos Beatles composta por Paul. "Blackbird singing in the dead of night. Take these broken wings and learn to fly..."
Aves & Árvores: Além de músico, você também é guia de observação de aves e fotógrafo de natureza. Fale um pouco sobre essas atividades e de como as concilia com a agenda de shows.
Aisse Gaertner: Sim, me tornei guia por "pressão" de uns amigos observadores que diziam ter poucos guias no Município do Rio. Então, talvez por gostarem do meu trabalho, algumas pessoas queriam estar comigo durante as minhas saídas, elas diziam. Alguns até pediam dicas de fotografia e edição. E com o tempo vem a experiência de identificar tudo que canta na trilha, aprender técnicas de atração, comportamento das espécies para saber a melhor forma de atrair e, até mesmo, onde ela vai pousar, além de ajudar a posicionar o fotógrafo na luz boa para obter o melhor resultado.
No início dessa jornada, a minha banda foi tocar em Porto Velho! Eu fiquei feliz e satisfeito em ver o Sanhaço-da-amazônia (risos). Então aproveitei algumas viagens de trabalho para fotografar. Rondonópolis, Ipojuca, Porto Velho, Curitiba, São Paulo. Nesses lugares eu estive com a banda e aproveitei!
Aves & Árvores: Seus vídeos de birdwatching são de grande qualidade e também têm feito muito sucesso no seu canal do Youtube. Como os produz e que lugares costuma visitar para fazer esses belos registros? É verdade que já foi procurado pela BBC em busca de material para um documentário?
Aisse Gaertner: Sempre que a ave colabora, depois de fazer as fotos que eu queria, eu gosto de filmar. No início, não tinha muita noção de estabilidade e enquadramento. Ainda erro muito no enquadramento porque quando você aciona a gravação na câmera, ela corta o sensor de 4:3 para 16:9 e isso estraga o enquadramento prévio. Ainda luto por lembrar disso na hora de fazer o enquadramento específico para vídeo.
Sim, me procuraram para ceder material para um documentário narrado por Attenborough! Imagina isso? Mas eu só tinha um material muito antigo sobre o assunto que eles queriam. Creio que não aproveitarão.
Aves & Árvores: Você tem algum bioma preferido ou alguma ave de que gosta mais de fotografar ou filmar? Já passou por apuros para conseguir um desses registros?
Aisse Gaertner: Mata Atlântica e Amazônia são difíceis de bater. Gostei muito de filmar o Uirapuru-verdadeiro, mesmo sendo um local com a luz horrível. O vídeo do Galo-da-serra também não ficou tão bom. O meu vídeo do Beija-flor-vermelho é um dos preferidos, assim como o do Topetinho-vermelho.
Já passei por vários apuros, como ficar pendurado pelo pescoço na alça da câmera, depois do galho da árvore onde eu estava quebrar e a câmera ficar presa numa forquilha. Lá se foi o LCD da câmera nesse dia. Tudo por um Beija-flor-roxo.
Aves & Árvores: Gostaria de deixar algum recado para os fãs da banda e para os 'birders'?
Aisse Gaertner: Os fãs da Black Bird Band são muito gentis, temos uma proximidade muito grande pela página e nos shows. Agradeço a todos, de coração!
Ao longo desses anos fiz muitos amigos observadores. As nossas saídas são maravilhosas e poder compartilhar esses momentos é muito gratificante.
*Publicado em 07/06/2020
Aisse é um grande fotógrafo e um guia muito talentoso. Suas fotos são cheias de cores, o seu olhar transmite um linguagem fotográfica com arte e estilo através da sua lente.
ResponderExcluirUm abraço fotográfico, Carlos Vieira.
Concordo plenamente com você, Carlos. Ele é "fera"! Obrigado por deixar aqui sua impressão sobre o trabalho do nosso amigo de passarinhada, Aisse Gaertner.
ExcluirSeu trabalho é encantador!
ResponderExcluirOlá, de fato o trabalho do Aisse é fantástico e enche de orgulho a todos os apaixonados pelas aves. Obrigado por seu comentário e volte sempre!
ExcluirBelíssimo trabalho!!! Excelente profissional!!!
ExcluirCostumo dizer que mais que um observador e guia, Aisse é um verdadeiro encantador de aves, devido a forma tranquila como elas se permitem ser atraídas e fotografadas por ele. Muito fera! Abraço e cada vez mais sucesso.
ResponderExcluirAnderson Silva!
Olá. É verdade, já presenciei isso que está dizendo. Taí, gostei. Aisse, o "encantador de aves"! Um abraço.
Excluir