Catlleya labiata x Blc Oconee |
1 MINUTO DE LEITURA
Há pouco mais de três anos desejava adquirir um exemplar da orquídea brasileira Cattleya labiata, primeira espécie de orquídea oficialmente descrita e classificada da história, segundo nos informa o biólogo Sergio Oyama Junior, em seu excelente site Orquídeas no Apê.
À época tive dificuldade de encontrar essa bela e perfumada espécie em sua forma pura, então me contentei com um híbrido dela com uma Blc, sigla que indica o cruzamento entre os gêneros Brassavola, Laelia e Cattleya.
Durante esse tempo a planta apresentou bom desenvolvimento, mas não florescia, até que encontrei um espaço na área de serviço para colocá-la junto à janela com boa claridade ao longo de todo o dia, sem luz solar direta.
Nesse verão fui presenteado com a abertura de um botão floral de inegável beleza e aroma indescritível, o que apenas reforçou minha intenção de obter a forma pura da Cattleya labiata, e de incentivar as pessoas ao cultivo de orquídeas, principalmente nesse período de menor contato social ocasionado pela pandemia do coronavírus.
*Publicado em 16/01/2021
Oi, Cristiano, que maravilha! Fico até emocionado com a menção, muito obrigado pelo carinho e consideração. Eu achei esta orquídea linda, parabéns pela foto!
ResponderExcluirSeu trabalho à frente do Orquídeas no Apê é inspirador, Sergio! Por isso não poderia deixar de mencionar esse site que é uma excelente e confiável fonte de informação para os orquidófilos e amantes da natureza em geral. Fico feliz que tenha gostado da foto, certamente inspirada em seu trabalho artístico, tão competente quanto sua carreira de biólogo. Um grande abraço e muita proteção, agora e sempre!
ExcluirQue legal, Cristiano ! Adorei a sua nota sobre esta floração. Parabéns!... Plínio.
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Plínio! Tem sido um grato prazer acompanhar essa floração. Muito obrigado.
ExcluirSou admiradora da natureza e claro, em particular das flores, especialmente as orquídeas e as tulipas. Estas, pela simplicidade elegante de suas pétalas e as orquídeas, em particular a Cattleya labiata pela exuberância em sua forma e cores. Aguardar o surgimento de um botão e assistir o desabrochar de sua flor em nosso ap, é um momento de imensa felicidade. Parabéns!! Linda foto
ResponderExcluirDe fato é uma grande satisfação poder acompanhar esse florescimento, mãe. Me sinto feliz e agradecido por ter herdado de você essa admiração pelas plantes. Você sempre estará presente em cada desabrochar aqui em casa.
ExcluirObrigada filho! Mesmo a distância quero continuar a admirar estas florações e ter estes momentos de imensa felicidade. ❤️
ResponderExcluir